Material/Anotações de Aula

Aula 03 - 18/05/2022

  • Hoje fizemos a movimentação do nosso sprite para as direções: esquerda (left), cima (up) e baixo (down).
  • Regulamos a velocidade do nosso movimento, criando e aplicando uma variável var
  • Refletindo sobre os estudos da aula passada, aplicamos o delta aos nossos códigos.
  • Finalizamos criando as cenas wall e main
Lembre-se de sempre salvar as novas cenas criadas!!


Aula 02 - 11/05/2022

  • Discutimos um pouco sobre o papel desempenhado pelo parâmetro delta de func _process(delta): que faz o seu processamento em frames por segundo. Para entender melhor essa ideia, assistimos e discutimos um pouco dessa lógica usada nas primeiras animações de vídeo. Quer rever o vídeo? Clique aqui
  • Estudamos as noções básicas de vetor e plano cartesiano
    • Os vetores descrevem o deslocamento no plano a partir de suas coordenadas.
    • A primeira coordenada, x, indica deslocamento horizontal, positivo para a direita e negativo para a esquerda.
    • A segunda coordenada, y, indica o deslocamento vertical, mas diferente do que acontece na matemática, o sentido positivo é para baixo e o negativo para cima.   
  • Usando ideias discutidas na semana passada, começamos a construir as noções necessárias para deslocar nosso sprite.

                


                                                      if Input.is_action_just_pressed("ui_right"):        
                                                              sentido = Vector2(1,0)                                 
                                                              move_and_collide(sentido)                         



Aula 01 - 04/05/2022    

  • Nosso primeiro jogo, como será?! Snake Game
  • Material de estudo - Apostila 01/21
  • Aqui você pode revisitar o vídeo que assistimos para conhecer algumas das possibilidades de criação com a Godot.